FANDOM

Fantasia
Fantasia.JPG
'

Dirigido por

Desconhecido

Produzido por

Walt Disney (pessoa)

Escrito por

Joe Grant
Dick Huemer

Música de

Desconhecido

Cinematografia

James Wong Howe

Distribuído por

RKO

Data de Lançamento

7 de fevereiro de 1940

Duração

125 minutos

Idioma original

Inglês

Sequências

Fantasia 2000

Fantasia é um filme estadunidense do gênero animação produzido pela Walt Disney Pictures em 1940. É o terceiro filme de animação dos estúdios Disney e consiste de oito segmentos animados acompanhados cada um de músicas clássicas conduzidas por Leopold Stokowski, sete deles foram apresentados pela Orquestra de Filadélfia. O compositor musical e crítico americano Deems Taylor faz uma introdução a cada segmento.A trilha sonora de Fantasia foi gravada utilizando múltiplos canais de áudio e reproduzidos no sistema Fantasound, uma maneira pioneira de reprodução de som que fez do longa o primeiro filme comercial lançado com som estéreo.O sobrinho de Disney, Roy E. Disney, co-produziu a sequencia de Fantasia. O mesmo, foi lançado em 1999 chamado de Fantasia 2000.

SinopseEditar

O filme é dividido em 8 segmentos:

Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 565Editar

De Johann Sebastian Bach; pela primeira vez, Disney e seus artistas se arriscaram no mundo da abstração e a equipe de efeitos especiais teve a chance de colocar todo o seu talento na tela.

Suíte Quebra-NozesEditar

De Tchaikovsky; é o segmento onde os artistas tomaram um caminho diferente da tradicional história envolvendo brinquedos, fazendo sua própria interpretação da música e mostrando um número que simboliza as estações do ano, através de fadas aladas e outros elementos da natureza, como flores e peixes bailarinos, cogumelos chineses e cravos russos.

O Aprendiz de FeiticeiroEditar

De Paul Dukas; apresenta Mickey Mouse no papel do feiticeiro afobado que quer aprender seu ofício antes da hora. Para isso, ele rouba o chapéu mágico de seu mestre Yen-Sid e dá vida várias vassouras para encher o caldeirão de água e, como resultado de sua teimosia, cria algo que nem ele mesmo sabe controlar.

Sagração da PrimaveraEditar

De Igor Stravinsky; é como uma explicação científica da evolução da vida na Terra, desde os primeiros seres microscópicos aos gigantescos dinossauros.

Sinfonia PastoralEditar

De Beethoven; tem como cenário o Monte Olimpo e o elenco de personagens é composto de figuras fantasiosas como cavalos alados que cortam o céu, sátiros que saltam pelos campos, cupidos, centauros e suas namoradas. Este segmento do filme causou muita polêmica ao mostrar centauros e cupidos nus e mostrou uma centaura negra.

Dança das HorasEditar

De Amilcare Ponchielli, apresenta uma sátira ao balé clássico e representa as horas do dia por um grupo de animais, como avestruzes, hipopótamos, elefantes e jacarés.

Uma Noite no Monte CalvoEditar

De Modest Mussorgsky; é ilustrado pelo demônio Chernabog que vive no alto de uma montanha, e que na noite de Halloween vem atormentar as almas de um vilarejo.Mas ao refletir a luz do sol, ele enfraqueceu.

Ave MariaEditar

Pode se observar uma procissão que segue até uma capela gótica.

CuriosidadesEditar

  • Quando Fantasia estreou originalmente nos cinemas, os críticos não apoiaram o filme, consideraram-no muito pretensioso, monótono e ainda criticaram o fato de Walt Disney querer conceber imagens à música. Como conseqüência, o público não prestigiou o longa.
  • Dos músicos cujas composições foram usadas em Fantasia, Stravinsky era o único vivo na época.
  • Fantasia é um filme que, se considerados os padrões modernos das últimas produções infantis, não seria classificado como livre, pois algumas de suas cenas, como Uma noite no Monte Calvo, são extremamente fortes.
  • De fato, Fantasia é possivelmente um dos mais sombrios filmes já produzidos pela Disney, já que o nudismo, a violência e a morte são temas frequentes dos "curtas" do longa.
  • O nome da hipopótamo de A Dança das Horas é Hyacinth Hippo, da avestruz é Madamoselle Upanova e o do jacaré é Ben Ali-Gator.
  • A música FantasMic, do álbum Wishmaster, da banda finlandesa Nightwish tem uma parte inspirada neste filme.

Também no FANDOM

Wiki aleatória